7 de março de 2013

A QUALIDADE DO CABELO

É muito comum no consultório a queixa de cabelos frágeis, quebradiços, sem brilho, ou que caem muito.

É importante para o cabelo manter uma condição nutricional adequada para que tenha uma boa qualidade dos fios. Deve também respeitar os fios, sem exagerar nos procedimentos de "beleza" que, muitas vezes, acabam por destruir os cabelos definitivamente.

A haste do cabelo depende não apenas da qualidade da queratina que é formada, mas também das agressões que o cabelo sofre a partir do momento em que sai do subcutâneo.

Portanto, alimentação, procedimentos capilares como alisamentos, tinturas, escovações frequentes e uso de secadores e chapinhas são cruciais para a aparência - e a destruição - do cabelo.

1 de março de 2013

OLHEIRAS


OLHEIRAS

Se as pessoas dizem que as olheiras são causadas por falta de sono, estresse, doenças, alergias, desidratação, isto tudo é verdade, mas tem mais.

As olheiras (escurecimento das pálpebras inferiores) têm diversas causas. Muitas delas são tratáveis, mas outras infelizmente não.

A principal causa das olheiras é genética (familiar). Ocorre mais comumente em mulheres de cabelos escuros. Inflamações locais, bolsas que incham e desincham (como acontece pela manhã em algumas pessoas) também favorecem o escurecimento das pálpebras.

Há outras causas menos comuns, e mais complicadas de serem tratadas. A rinite alérgica causa congestão desta área, escurecendo a pele pela dificuldade de retorno do sangue. Pele excessivamente fina das pálpebras também aparenta olheira, neste caso devido à transparência que possibilita ver os músculos e os vasos sanguíneos. Várias desordenss glandulares, da tireoide, das suprarrenais, entre outras menos comuns, também causam olheiras. Alguns medicamentos também são capazes de escurecer as pálpebras, como os diuréticos, alguns colírios e psicotrópicos.

A causa deve ser investigada para que se proporcione o tratamento com a maior chance de ser eficaz.