18 de fevereiro de 2016

“Consertar” os Estragos do Verão na Pele


O verão é um período em que nossa pele sofre diversas ações prejudiciais: temperaturas altas, suor, fricção de lenços de pano, lenços umedecidos, toalhas (para secar o suor ou remover a oleosidade), removedores de maquiagem, lavagens excessivas e constantes com sabonetes agressivos, ressecamento pelo ar-condicionado e aumento da produção de sebo com “abertura dos poros” (tanto devido ao calor quanto ao ressecamento). E não se pode esquecer também do excesso de uso de protetor solar que, apesar de benéfico na proteção, é também um excesso que as peles mais sensíveis muitas vezes não aguentam, reagindo com dermatites, alergias e descamação.

Acabando o verão, é hora de tratar estes estragos.

A pele, de início, precisa de um “descanso”. Alguns dias sem utilizar nada, a não ser sabonetes muito suaves e que removam apenas o necessário da oleosidade, para que a pele recomponha suas proporções de água e de gordura ideais.

Em seguida, é hora de usar produtos adequados à meia-estação (outono) e ao inverno, de acordo com cada tipo de pele. Entre estes produtos, é clássica a escolha de três produtos: sabonete, hidratante noturno e protetor solar diurno. Para quem não gosta de usar diversos produtos num mesmo dia, a escolha de um protetor solar que combine hidratação, maquiagem e proteção solar, é o ideal. Mas, para quem gosta de dormir com a pele sendo tratada, separa-se estas duas funções.

No inverno, se sua pele for oleosa, não é interessante usar exageradamente estes produtos, pois podem causar dermatite.


Lavar o rosto várias vezes também não é recomendado, pois isto estimula a pele a produzir mais sebo, já que temos a necessidade de uma camada protetora (para não perdermos água pela pele) e é assim que nosso organismo "entende". No máximo 3 lavadas por dia.