Algumas pessoas reclamam que a pele do rosto vai ficando vermelha ao longo do tempo. Isto não significa necessariamente uma doença, entretanto alguns fatores tem que ser investigados.
A causa mais comum de vermelhidão na pele é a exposição ao sol. Com a exposição continuada ao longo dos anos, a pele pode ficar vermelha permanentemente e de forma irreversível. O estresse, em algumas pessoas, tem o mesmo efeito, de avermelhar o rosto, pescoço e colo. Além disto, consumo de álcool e de pimenta, exercícios físicos, frio intenso, café e sopa bem quentes e até mesmo os cosméticos podem causar vermelhidão.
Deve-se investigar problemas hormonais (tireóide, ovarianos, supra-renais), a rosácea (acne da idade adulta), problemas pulmonares ou cardíacos (hipertensão arterial, enfisema e hipertensão pulmonar) bem como doenças do colágeno (por exemplo, o Lúpus).
De qualquer modo, o tratamento baseia-se em afastamento da causa de vermelhidão. Cosméticos e camufladores podem auxiliar o tratamento, tornando a aparência do rosto mais aceitável em cada caso. Em alguns casos, antibióticos e descongestionantes tópicos são necessários.
siga-me: twitter.com/brunodefaria