21 de novembro de 2009

10 coisas que você pode fazer para diminuir a Queda de Cabelo


     1-       
Reduza o estresse! O aumento das catecolaminas do estresse causa queda de cabelo.
2-        “Tome conta” do seu couro cabeludo, procurando descamação, feridas,dor, formigamento e coceira.
3-        Mantenha o couro cabeludo limpo, lavando todos os dias, se possível. Deixar a cabeça suja com medo que os cabelos caiam é muito pior!
4-        Faça exercícios físicos regularmente: aumenta a circulação sanguínea no couro cabeludo, promovendo crescimento dos fios e surgimento de fios novos.
5-        Evite o álcool: causa inflamação do couro cabeludo, liberação de radicais livres e desgaste do fígado, provocando queda.
6-        Não fume! Cada cigarro diminui a circulação da pele drasticamente por 90 minutos!
7-        Não se automedique: Muitas medicações, como analgésicos, anti-inflamatórios, calmantes, antidepressivos, pílulas anticoncepcionais, diuréticos e alguns antibióticos causam queda de cabelo.
8-        Faça anualmente seu controle hormonal: tireóide e glândulas sexuais.
9-        Não escove muito os cabelos! O repuxamento da escovação enfraquece, aos poucos, a “ancoragem” dos cabelos no couro cabeludo.
10-     Não faça tratamentos químicos (alisamentos e relaxamentos) mais do que duas vezes por ano. A tinta escolhida deve ser sem química, de preferência, como a henna.

siga-me: twitter.com/brunodefaria

9 de novembro de 2009

Claramento Genital e Banho de Cerveja

Modismos estão sempre surgindo no meio dermatológico e estético. Na maior parte das vezes são apenas modismos capitalistas, que se aproveitam da insatisfação das pessoas e, claro, de sua disposição em gastar dinheiro, vendendo tratamentos que quase sempre não servem para absolutamente nada.
Um desses modismos é o clareamento genital. Os sex-shops passaram a vender cremes clareadores à base de hidroquinona para clareamento da vagina, do pênis e do ânus, seguindo uma "tendência" norteamericana e européia dos atores e atrizes de filmes pornográficos, de que os genitais mais claros significam um maior sex-appeal. Será verdade? Sempre desconfio dessas 'tendências internacionais', pois não devemos nos esquecer jamais de que nosso mundo afirmou-se como um mundo mormente comercial, sem ter o acompanhamento do costume ético de pensar no real bem estar e satisfação do comprador, mas muitas vezes em apenas vender...
Existem dois grandes perigos que envolvem o uso da hidroquinona em qualquer área do corpo: a eczematização (desenvolvimento de dermatite alérgica de contato) e o risco da hidroquinona fazer o efeito contrário, isso mesmo, escurecendo a região ao invés de clareá-la. A este escurecimento da pele pelo uso deste clareador se chama ocronose exógena e, se isto acontece, é irreversível. Não é à toa que a hidroquinona é proibida em alguns países e eu adianto aqui que abandonei o uso desta substância há cerca de um ano. Se existe o risco de piorar a situação, penso que seja mais prudente fugir do risco!
Há os que dizem: "mas o clareamento com outras substâncias é mais demorado". Sim, é mesmo. Mas penso que fugir do risco merece ma paciência maior no tratamento.
Outro modismo propagado pela TV e pelos usuários do Youtube é o banho de cerveja. Que de nada serve.
A pele íntegra não tem a capacidade de absorver grandes moléculas de cevada, álcool ou mesmo absorver leveduras. Ao contrário, a pele é mais um órgão "perdedor" do que "absorvedor" de substâncias. A pele descama e perde água, além de perder calor e sais através do suor. Na indústria farmacêutica, quando se deseja que a pele absorva algum medicamento, utiliza-se formulações especiais com veículos¹ de absorção transdérmica.
Portanto, não acreditemos que banhos de cerveja sirvam para alguma coisa. Todo cuidado é pouco com modismos e com promessas de perfeição, beleza e rejuvenescimento.

1- veículo = gel, creme, loção, emulsão - aquilo que contém o medicamento.

siga-me: twitter.com/brunodefaria