5 de fevereiro de 2010

Curtas Sobre a Pele - Disponivel no Twitter - II

Crianças podem ter odor axilar por precocidade hormonal ou por contaminação bacteriana. Deve-se consultar o dermatologista! Muitas vezes pode-se tratar de puberdade, ou puberdade precoce, mas na maioria das vezes está ocorrendo contaminação das axilas por bactérias. Crianças gostam de experimentar os desodorantes dos pais...


Tente não usar o mesmo sapato 2 dias seguidos, para dar tempo que ele seque e evite o crescimento de fungos. Alterne seus sapatos! O acúmulo de umidade, o escuro do interior dos sapatos, o calor dos pés, os restos de células dos pés dentro deles, forma o ambiente perfeito para a proliferação. E jamais use sapatos sem meias! Meias de algodão sempre!


É comum adquirir impetigo (infecção de pele) em crianças que frequentam creches e colônias de férias. Não se trata de uma infecção grave, mas pode ter consequências perigosas, portanto o tratamento com antibióticos deve ser rapidamente instituído.


Use protetor solar labial todos os dias se você tem herpes simplex labial. Com esta simples medida, pode-se evitar a recorrência durante anos.


A pitiriase versicolor crônica ("pano branco") ocorre em pessoas que não desenvolvem imunidade contra o fungo. Neste caso é tratar todas as recorrências, sempre que surgirem!
  
O zóster está comum neste verão. Pode deixar cicatrizes escuras que, com medicações clareadoras, esmaecem com o tempo. O zóster é causado pelo vírus da catapora, que se aloja no organismo por toda a vida.


Não acredite em fórmulas milagrosas pra calvície. Há profissionais prescrevendo análogos de hormônios femininos para homens... via oral! Isto pode causar crescimento das mamas, atrofia da próstata e diminuição da libido e potência sexual. Muito cuidado com opinião de curiosos e palpiteiros. Há que se perder esta mania nacional de tentar ser médico.


twitter.com/brunodefaria