18 de abril de 2010

O Preço das Medicações - O Custo do Tratamento Dermatológico

Passarei a adotar uma pergunta em todas as consultas médicas, a partir de hoje, antes de imprimir a prescrição, principalmente quando for uma receita cosmiátrica: "quando você (paciente) está disposto(a) a gastar por mês, em seu tratamento?"
É fato que o preço das medicações cosmiátricas, principalmente as importadas, está nas alturas. Isto tem alguns motivos: tarifas de importação, altíssima margem de lucro das empresas destes produtos destinados à satisfazer este mercado e, claro, como esquecer, da lei da oferta e da procura. As pessoas usualmente estão dispostas a pagar caro por produtos que prometam embelezamento, reversão ou prevenção do envelhecimento. E as empresas, claro, aproveitam-se disto para cobrar caro por seus produtos.
Mas no meu entender isto não pode funcionar exatamente assim.
Um fenômeno recente no Brasil é a elevação das classes C e D à categoria de consumidores. Isto "explodiu" em nossa economia e - felizmente - explodirá muito e muito mais. O Brasil finalmente e, irreversivelmente, constituiu-se um país capitalista com um fortíssimo mercado consumidor. As classes C e D passaram a ter acesso à compra de produtos cosmiátricos de qualidade, porém ainda com um certo limite em suas aquisições. Na maior parte das vezes, quando se prescreve 2 produtos que custam, cada um, cerca de 100-150 reais, o paciente tem feito uma escolha entre um ou outro. É compreensível, pois o custo de vida está bastante caro, ainda mais quando se tem filhos, prestação de imóvel e/ou de automóvel.
Seguir uma prescrição incompleta não é o ideal para um tratamento.
É importante, também, que o paciente diga quanto poderá gastar, para que o médico priorize , em sua prescrição, o produto que seja mais crucial (indispensável) na terapia.
Atualmente, os sabonetes em barra custam, em média, 25 reais. Os sabonetes líquidos, 40 a 70 reais. Os cosméticos importados de alta qualidade (cremes noturnos) estão custando entre 120 e 180 reais. Os cosméticos de "grife", estes custam quase sempre mais do que 300 reais cada frasco. E os protetores solares de boa cosmética, sempre mais do que 60 reais. E não se pode esquecer que os frascos sempre vêm com pouca quantidade dos produtos: entre 30 e 60ml.
A alternativa de prescrever cosméticos nacionais já foi mais atraente, financeiramente falando. Infelizmente, o preço do produto nacional aproxima-se do produto importado. Em relação às farmácias de manipulação, os preços ainda estão atraentes, mas alguns pacientes se queixam do período de validade curto destes produtos, sem contar a necessidade que muitos têm de serem conservados em geladeira.
Muitas vezes é interessante combinar tratamentos comprados em farmácia comum com medicações aviadas em farmácia de manipulação, às vezes com sabonetes comuns e, desta forma, tornar o tratamento acessível.
Converse sempre com seu médico sobre este assunto importantíssimo: "quanto estou disposto a gastar mensalmente em um tratamento cosmiátrico?" O importante é a satisfação global.

Siga-me no Twitter: www.twitter.com/brunodefaria