27 de agosto de 2010

O que faz bem e o que faz mal aos Cabelos?

Um dos meus maiores dilemas ultimamente tem sido como convencer as mulheres de que os produtos que pintam e alisam ou hidratam os cabelos deixam os cabelos com a aparência melhor, porém têm algumas conseqüências danosas?

É um assunto delicado. De um lado, a indústria crescente de cosméticos que prometem apenas benesses, faminta pelo dinheiro de quem acredita na propaganda e na mídia. Há a ditadura do cabelo liso e a ditadura da mulher loura e sem cabelos brancos. Do outro lado a ciência… comprovando que substâncias químicas têm efeitos danosos aos fios de cabelo, à pele e até mesmo ao sistema imunológico.

Então decidi o seguinte: se meu papel e dever é esclarecer, já que o livre-arbítrio de cada um decide o que fazer consigo mesmo, então devo exercê-lo.

As substâncias químicas usadas em alisamentos e tinturas são dezenas. Usualmente, agem desestruturando os fios para que seus efeitos possam ocorrer: “quebrando” proteínas ou “abrindo portas” por onde a “química” entra, tingindo ou tornando os fios retos. E isto tem predicados… principalmente quando se faz os procedimentos constantemente.

Não se pode esquecer também que as substâncias químicas não ficam apenas nos cabelos, penetrando um pouco na pele e no bulbo capilar, com efeito cumulativo. Um exemplo interessante é o “mito” de que a água oxigenada faz o cabelo crescer mais rápido. Não é exatamente um mito. Quando se aplica água oxigenada nos cabelos e se expõe ao sol, a pele é também inundada por peróxido de hidrogênio (o nome químico da água oxigenada). Nos dias seguintes, nosso organismo trata de “se livrar” daquela substância oxidante que ficou nos poros e nos folículos pilosos, e qual seria a forma mais eficaz de fazer isto? Quem respondeu “expulsando”, acertou: fazendo os cabelos crescerem rapidamente um a três milímetros, para que a “química” saia do subcutâneo. Isto causa a impressão de que a água oxigenada faz “o pelo crescer”.

O mesmo acontece no couro cabeludo. Com tinturas, alisamentos, os fios vão se tornando mais fracos, finos e quebradiços, e os bulbos capilares impregnados de substâncias químicas. A “solução” que o organismo encontra, muitas vezes, é fazer o fio desprender-se, para livrar-se daquele monte de substâncias agressivas. Imaginem isto anos a fio…

O resultado é que hoje há tantas mulheres com queixas de queda de cabelo e fragilidade capilar.  Devemos refletir sobre o preço que se paga para que seguir as ditaduras sociais. Eu gosto de cabelos ondulados e gosto também de cabelos brancos. Tudo que é bem-tratado, adequado ao rosto e à fisionomia, fica harmônico e bonito. E você? Já fez esta reflexão?