3 de abril de 2011

Como se Barbear e se Depilar?


É uma pergunta frequente dos pacientes, especialmente os que apresentam foliculite ou pêlos encravados, muitas vezes com pus, depois do procedimento.  

No caso dos homens, a barba deve ser feita sempre pela manhã, ainda com a gordura acumulada durante a noite no rosto (película protetora natural). Deve-se usar espuma de barbear emoliente e de boa qualidade. Em seguida, barbear-se apenas em dois sentidos: de cima para baixo para cortar e, depois, lateralmente para escanhoar (nunca de baixo para cima). Após o barbear, deve-se lavar o rosto com sabonete e não recomendo que se use loção ou creme pós-barba, pois podem irritar a pele que está exposta devido a este discreto peeling realizado pela lâmina.

No caso das mulheres a coisa é mais complicada. As mulheres depilam-se com freqüência menor, porem usando métodos mais agressivos (cera, moldes, lâminas ou depiladores mecânicos).  Além disto, existe uma cultura de utilização exagerada de cosméticos pelas mulheres. Nada disto é necessário. O importante é, além de seguir as mesmas recomendações para os homens (sim, usando espuma de barbear também!), lavar exageradamente as regiões depiladas em seguida, aplicando cremes hidratantes muito suaves que tentem evitar a foliculite.

Como preventivo de inflamações pelo ato de depilar, tanto para homens quanto para mulheres, pode-se formular géis de uso noturno, que devem ser suspensos 4-5 dias antes de toda depilação. E nunca esquecer de que, pelo mesmo período, todo tratamento dermatológico, em especial usando ácidos ou emolientes, deve ser suspenso para que a depilação arranque apenas os pelos, e não a pele junto.


Siga-me:  twitter.com/brunodefaria