14 de fevereiro de 2012

INVESTIGANDO A QUEDA DOS CABELOS

Os cabelos crescem, em média, 0.4mm por dia. Usualmente 80% dos cabelos estão em fase de crescimento, que dura de 2 a 7 anos. O restante está em fase de repouso que dura 3-4 meses ou em fase de regressão que dura algumas semanas. Algumas doenças ou fatores fazem com que ocorram alterações neste ciclo, podendo haver grandes quedas dos cabelos.

Além das causas “esperadas” de queda de cabelo (genética, tanto no homem quanto na mulher), outras são muito comuns: alterações, carências nutricionais, dietas para emagrecer, estresse, cirurgias, sífilis, parto, uso de anabolizantes, anticoncepcionais, diuréticos e antiácidos, tumores, febre, doenças reumáticas, auto-imunes e dermatites do couro cabeludo.

O tricograma é um exame que analisa cada fio de cabelo e pode diagnosticar alterações no ciclo biológico, podendo ser usado para o diagnóstico e para a evolução das doenças que atingem os cabelos. Quando não se encontra a causa via sanguínea, é necessário realizar o tricograma, que consiste em analisar fios e o couro cabeludo no microscópio, classificando-os quanto à densidade, proporção em cada fase de crescimento, espessura e estrutura.

Observação: o exame não é coberto pelos planos de saúde privada.

TRICOGRAMA - DERMATOSCOPIA DO CABELO E DO COURO CABELUDO

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE DERMATOSCOPIA COM TRICOGRAMA EVOLUTIVO DOS CABELOS

Lavar os cabelos antes de ir ao consultório para o exame, usando xampu anti-resíduos.
Será realizado corte rente ou raspagem da região a ser fotografada, cerca de 1cm²
Comparecer novamente ao consultório com os cabelos lavados, 48 horas depois, para nova fotografia.

Objetivo do exame: diagnosticar tipos de queda de cabelo a partir da análise das fases de desenvolvimento e do padrão de crescimento dos cabelos, bem como análise dermatoscópica dos fios e do couro cabeludo.