20 de junho de 2010

O Fantasma da Calvície Feminina

Fenômeno recente, a calvície feminina está cada vez mais freqüente e tem sido motivos de muitas visitas ao consultório em busca de investigações, explicações, soluções e tentativas de reversão. O medo entre as mulheres, de ficarem calvas, é um ataque cruel à auto-estima. Logo as mulheres, que se penteiam tanto e costumam pintar os cabelos até o fim de suas vidas!
Fato é que é verdade, está sim mais freqüente, acometendo entre 5 e 10% das mulheres. Os cabelos entram na fase de regressão, tornam-se mais finos e caem.
O gene da calvície é herdado lado materno, ou seja, caso o pai ou o avô sejam calvos, isto não tem relação com a calvície das filhas e netas. Tanto no homem quanto na mulher, os sintomas de calvície costumam manifestar-se precocemente, usualmente antes mesmo dos 20 anos de idade.
Algumas medicações para calvície foram proibidas de serem utilizadas nas mulheres, recentemente, especialmente pelo fato de serem férteis, por representarem risco de causar danos ao feto. Entretanto, existe uma gama imensa de medicações tanto tópicas quanto de uso oral, que auxiliam no tratamento da calvície. Estas medicações não evitarão o destino, porém atenuarão e tornarão o processo muito mais lento, podendo até interrompê-lo.
Não se deve esquecer, entretanto, que o exame dos ovários é muito importante, para se diferenciar a calvície genética daquela causada pelos cistos ovarianos.

siga-me:    twitter.com/brunodefaria