15 de janeiro de 2011

Controlando a Oleosidade do Rosto no Verão

O excesso de oleosidade do rosto no verão pode ser controlado com sabonetes que contenham enxofre, ácido salicílico ou zinco. Há também loções pós-lavagem e protetores solares com ativos que controlam a oleosidade, bem como géis contendo ativos anti-brilho. Alguns produtos contêm esferas de acrilato, que absorvem a gordura da pele, mantendo o aspecto opaco por mais tempo. No inverno, se sua pele não for exageradamente oleosa, não é interessante usar rotineiramente estes produtos, pois podem ressecar demais ou até mesmo causar dermatite.

Lavar o rosto várias vezes também não é recomendado, pois isto estimula a pele a produzir mais sebo, já que temos a necessidade de uma camada protetora (para não perdermos água pela pele) e é assim que nosso organismo "entende". No máximo 3 lavadas por dia!

Não recomendo uso de adstringentes ou loções tônicas. Na minha opinião, os resíduos que estes cosméticos deixam na pele podem ser capazes de desidratar, manchar ou sensibilizar ao sol. Além disto, havendo uma desidratação, a pele ficará com aspecto envelhecido.

Para finalizar, existem, sim, hidratantes para a pele muito oleosa, que podem ser usados confortavelmente no verão. Há também produtos retratores de poros.

Mas... não saia comprando qualquer coisa por aí. Consulte o dermatologista antes...