23 de março de 2014

DISFUNCIONALIDADE FAMILIAR e suas consequências

RESPONSABILIDADE PARENTAL
                A disfuncionalidade FAMILIAR hoje em dia é muito frequente. Os pais que se dizem “modernos” querem apenas que seus filhos sorriam e não lhes tragam problemas, oferecendo a eles sorvete e fast food em troca de comportamento ou de submissão.
                A educação não é mais dada pelos pais, vem da rua e da escola. Os pais FOGEM de educar. Têm medo de que os filhos os culpem futuramente de traumas oriundos da educação.
                Desta forma, tudo que é ruim tem que acontecer fora de casa. Em casa, só se aceita o que é considerado bom e que santifica os pais. Os pais, inconscientemente ou não, procuram bodes expiatórios para suas falhas e omissões na educação.
                Ser pai e ser mãe não é vestir uma boneca e brincar de casinha.  Educar dói.
                Uma forma de fugir do peso de educar um filho é vilanizar tudo o que ocorre fora do lar, camuflando a falta de habilidade em assumir todas as características da educação, que são muitas vezes desagradáveis e a contragosto. E também plantando medo de viver e incapacidade de enfrentamento, nos filhos.
                Dessa firmeza e habilidade de se educar um filho é que se obtém um bom ser humano no futuro, capaz de enfrentar problemas e crescer em qualquer esfera.

                Na prática, esta disfuncionalidade nada mais é que uma FUGA DA FUNÇÃO E DA RESPONSABILIDADE PARENTAIS.