7 de novembro de 2010

Acne na mulher adulta

Muitas mulheres se surpreendem após os 30, 35 anos, com persistência ou surgimento de acne na face e, eventualmente, no colo e na parte superior das costas. Muitas vezes o acne pode acompanhar-se de queda de cabelo, aumento da oleosidade da pele e dos cabelos, bem como alterações das unhas. O que fazer?

Em primeiro lugar deve-se tentar descobrir a causa (nem sempre é possível): ovários com cistos? Alterações glandulares? Produção de hormônios masculinos? Aumento de sensibilidade da pele aos hormônios? Uso de pílulas anticoncepcionais?

Este tipo de acne costuma ser mais inflamatório, doloroso, com pústulas que duram mais que o usual e são usualmente mais “inflamadas”, podendo deixar manchas arroxeadas que duram meses ou anos para clarear.

Sempre me perguntam se o “sistema nervoso” pode causar acne. Não, não pode. Porém, tudo que se passa no cérebro tem influência na pele, pois os dois têm origem comum no embrião. Ou seja, estados emocionais influenciam na pele, mas não causam doenças nela.

O tratamento é de acordo com o resultado da investigação. Medidas estéticas também podem ser adotadas, como peelings mensais, irradiação por LED vermelho e até antibióticos.


Siga-me:  twitter.com/brunodefaria