16 de novembro de 2010

Filtro solar nas crianças !

Admito que aplicar protetor solar na pele é bastante chato. Eu mesmo, muitas vezes, penso duas vezes antes de ir à praia ou à piscina, de tão chato que é passar protetor solar no corpo todo, o que dirá então removê-lo no banho depois, especialmente no caso dos filtros muito resistentes à água. Mas é necessário. É fundamental.

Nossas crianças, então, acham isto chatíssimo! Algumas choram, outras estão com tanta pressa de brincar ou sair logo de casa que ficam fugindo das nossas mãos, enquanto aplicamos o protetor ao longo de seus bracinhos.

Temos que educar nossas crianças desde o berço, desde que iniciam o discernimento, adestrá-las dizendo que a pele da gente é muito sensível e deve ser protegida do sol, obviamente com o cuidado de não incutir que o sol seja danoso à nossa saúde, pois ele é necessário até mesmo para melhorar nosso estado de espírito, e não apenas para a formação de ossos fortes.

Recomendo que se comece aplicando protetores solares em spray nas crianças, pois elas consideram o spray uma coisa divertida. Aplique na criança e em você também, em seguida. Demonstre que toda a família deve se proteger do sol. No rosto não use o filtro em spray, pois facilmente entra nos olhos e arde bastante: use filtro em creme ou em bastão.

Evite repassar às crianças nossa idéia ultrapassada de que apenas a pele bronzeada é bonita. Explique que cada um de nós tem um tipo de pele e atinge um tom de bronzeamento, que as pessoas não são iguais e que devem respeitar seus limites diante do sol.

Recomende também à criança que escolha sempre brincar na sombra e use um boné ou chapéu com o super-herói preferido estampado, ou sua cor preferida. Diga que gosta muito de vê-lo(a) com chapéu.

siga-me no Twitter:   twitter.com/brunodefaria