16 de novembro de 2010

Filtro solar nas crianças !

Admito que aplicar protetor solar na pele é bastante chato. Eu mesmo, muitas vezes, penso duas vezes antes de ir à praia ou à piscina, de tão chato que é passar protetor solar no corpo todo, o que dirá então removê-lo no banho depois, especialmente no caso dos filtros muito resistentes à água. Mas é necessário. É fundamental.

Nossas crianças, então, acham isto chatíssimo! Algumas choram, outras estão com tanta pressa de brincar ou sair logo de casa que ficam fugindo das nossas mãos, enquanto aplicamos o protetor ao longo de seus bracinhos.

Temos que educar nossas crianças desde o berço, desde que iniciam o discernimento, adestrá-las dizendo que a pele da gente é muito sensível e deve ser protegida do sol, obviamente com o cuidado de não incutir que o sol seja danoso à nossa saúde, pois ele é necessário até mesmo para melhorar nosso estado de espírito, e não apenas para a formação de ossos fortes.

Recomendo que se comece aplicando protetores solares em spray nas crianças, pois elas consideram o spray uma coisa divertida. Aplique na criança e em você também, em seguida. Demonstre que toda a família deve se proteger do sol. No rosto não use o filtro em spray, pois facilmente entra nos olhos e arde bastante: use filtro em creme ou em bastão.

Evite repassar às crianças nossa idéia ultrapassada de que apenas a pele bronzeada é bonita. Explique que cada um de nós tem um tipo de pele e atinge um tom de bronzeamento, que as pessoas não são iguais e que devem respeitar seus limites diante do sol.

Recomende também à criança que escolha sempre brincar na sombra e use um boné ou chapéu com o super-herói preferido estampado, ou sua cor preferida. Diga que gosta muito de vê-lo(a) com chapéu.

siga-me no Twitter:   twitter.com/brunodefaria

Botox ou Preenchimento?

Muitas pessoas chegam ao consultório dizendo que querem “colocar botox” para “levantar” a expressão ao redor da boca.  Chegam com informações erradas que ouvem de amigos, revistas leigas, ouvidas muitas vezes em salões de beleza ou “clínicas” de estética pouco éticas. Muitas pessoas dizem: “não quero colocar botox porque não quero ficar com a boca inchada”.

É preciso que se esclareça que “botox” e “preenchimento” são coisas inteiramente distintas. O que aumenta o volume dos lábios, preenche rugas profundas, é o preenchimento. O que paralisa a musculatura ao redor dos olhos, testa e ao redor da boca, pescoço e queixo é o “botox”. O botox é um medicamento, e não um preenchedor. É uma substância que age como remédio, relaxando a musculatura que enruga seu rosto, e jamais fica “depositada” sob a pele, aumentando o volume ou “inchando”. O “botox” jamais é injetado nos lábios!

Consulte o dermatologista ao invés de ouvir opiniões de leigos ou mesmo de mentirosos que, para vender tratamentos promissoramente milagrosos, dizem o que bem lhes aparece à mente.  O dermatologista lhe orientará sobre qual o procedimento correto para seu caso e, mais importante do que isto, se o procedimento é realmente necessário.

7 de novembro de 2010

Acne na mulher adulta

Muitas mulheres se surpreendem após os 30, 35 anos, com persistência ou surgimento de acne na face e, eventualmente, no colo e na parte superior das costas. Muitas vezes o acne pode acompanhar-se de queda de cabelo, aumento da oleosidade da pele e dos cabelos, bem como alterações das unhas. O que fazer?

Em primeiro lugar deve-se tentar descobrir a causa (nem sempre é possível): ovários com cistos? Alterações glandulares? Produção de hormônios masculinos? Aumento de sensibilidade da pele aos hormônios? Uso de pílulas anticoncepcionais?

Este tipo de acne costuma ser mais inflamatório, doloroso, com pústulas que duram mais que o usual e são usualmente mais “inflamadas”, podendo deixar manchas arroxeadas que duram meses ou anos para clarear.

Sempre me perguntam se o “sistema nervoso” pode causar acne. Não, não pode. Porém, tudo que se passa no cérebro tem influência na pele, pois os dois têm origem comum no embrião. Ou seja, estados emocionais influenciam na pele, mas não causam doenças nela.

O tratamento é de acordo com o resultado da investigação. Medidas estéticas também podem ser adotadas, como peelings mensais, irradiação por LED vermelho e até antibióticos.


Siga-me:  twitter.com/brunodefaria