22 de setembro de 2009

CASPA

A caspa, ou dermatite seborréica, é uma afecção que consiste na inflamação do couro cabeludo e demais áreas pilosas e ricas em glândulas sebáceas (sobrancelhas, área da barba, orelha, axilas, intermamária e área genital) na qual a colonização por um fungo pode ser o fator desencadeador principal.

Outros fatores promovem o aparecimento da caspa, como o clima mais frio e/ou seco, desordens emocionais de ansiedade, uso freqüente de cremes para pentear e amaciar, bem como o hábito de lavar pouco os cabelos, comum entre pessoas que usam tinturas e realizam alisamentos.

Algumas medicações e doenças também podem predispor ao aparecimento da caspa, como as medicações psicotrópicas e pessoas acometidas de mal de Parkinson.

Os sintomas da dermatite, além da descamação característica, incluem prurido (de mínimo a muito intenso), sensação de ardor ou queimação, odor fétido e formigamento.

O tratamento consiste em aumentar a freqüência da lavagem dos cabelos, uso de xampus apropriados para controle da população de fungos (“bolores, mofo”), bem como xampus e loções que favoreçam a descamação do couro cabeludo doente.

Muitas vezes é necessário o uso de antifúngicos sistêmicos.