22 de setembro de 2009

REJUVENESCIMENTO DAS MÃOS

Nossas mãos sofrem ao longo de toda a vida ação de diversas agressões, mas principalmente dos raios ultravioleta, do fumo e do contato com diversas substâncias.

A “quantidade de sol” a que nos expomos até os 25 anos de idade é determinante para o processo de envelhecimento das mãos, que passam a apresentar manchas marrons, flacidez, fragilidade excessiva da pele.

O método mais simples (e ao meu ver também um dos mais eficazes e baratos) para rejuvenescer a pele das mãos é uma seqüência de cauterizações mais profundas das manchas escuras, seguido de peelings quinzenais ou a cada 3 semanas (“cada caso é um caso...”), renovando rapidamente a pele nas camadas médias (onde o pigmento é gerado) e estimulando a produção de colágeno com o uso de derivados da vitamina A (que também é utilizado no preparo e manutenção do tratamento). Usualmente uma seqüência de 6 a 8 peelings já dá excelente resultado.

“Peeling” é um método de descamação da pele, utilizando-se ácidos, pastas ou mesmo aparelhos, como o peeling de cristal e o de diamante.