22 de setembro de 2009

Furúnculo é “problema no sangue” ?

Não, não é problema no sangue um furúnculo. Esta crença existe pela coincidência muitas vezes de doenças que facilitam a entrada de infecções, como o diabetes, por exemplo. Existe também a crença de que uma furunculose se cura depois do aparecimento do sétimo furúnculo. Esta fantasia se baseia num processo simples e até engraçado: normalmente, depois de alguns furúnculos, nosso organismo começa a “aprender” a se defender da bactéria invasora, conseguindo debelar a infecção.

O furúnculo é causado por uma bactéria encontrada praticamente em todo o mundo e em todas as pessoas. E pode ser adquirida virtualmente em qualquer lugar ou manuseando qualquer coisa! Uma vez que esta bactéria se torna mais resistente, vencendo nosso sistema imunológico, causa um – ou muitos – furúnculos e, às vezes, grandes abscessos.

É altamente contagioso. É muito comum ter que tratar também os contatos íntimos das pessoas acometidas de furúnculos.

Uma importante forma de se evitar o contágio é lavar as mãos frequentemente, especialmente depois de andar de transporte público, manusear dinheiro e cumprimentar pessoas.

Deve-se tratar dos furúnculos com antibióticos sempre prescritos por um médico. Nunca aceite sugestões de amigos, vizinhos, nem acredite em “simpatias” para curar doenças infecciosas.