22 de setembro de 2009

Paciência para Cuidar da Pele !

As pessoas estão cada vez com mais pressa e menos pacientes. Para piorar, a mídia anuncia tratamentos milagrosos, rápidos e “garantidos” para tratamento de doenças da pele, além de estrias, celulite, entre outros. A mídia e o capitalismo (nada contra o capitalismo!) faz de nós pessoas insatisfeitas e ansiosas. Nossa tendência é desistir dos tratamentos logo no início, trocando de medicamentos e de médicos até encontrar (infelizmente!) um profissional da área médica ou da estética que nos “prometa” resultados infalíveis. Mas não é bem assim que isto funciona e estas promessas podem ser meras técnicas de venda...

A pele demora, usualmente, dois meses e meio para renovar-se completamente. Nenhum tratamento de pele apresenta resultados em 48 horas ou mesmo 5-10 dias. É necessário ter paciência e persistência, insistindo na disciplina de aplicação dos ativos dermatológicos. E quanto mais velhos somos, mais lentamente as medicações de uso tópico iniciam seus efeitos.

Não vamos nos esquecer, e isto é dirigido aos adolescentes, que o acne é uma ocorrência praticamente unânime em quase 90% dos indivíduos na puberdade. O acne não pode ser encarado como doença (a não ser nos casos extremos e graves) e é preciso paciência e resignação muitas vezes, pois enquanto a “explosão hormonal” que nos torna adultos não declarar seu fim, o tratamento contra acne continua.