22 de setembro de 2009

Estética? Esteticista? Cosmiatra? etc...

Tenho percebido na minha prática diária que há uma confusão das pessoas em diferenciar o que seja trabalho do médico dermatologista, do médico cirurgião plástico e o trabalho das esteticistas. Pois bem, desfaçamos as confusões:

O médico dermatologista é aquele que cuida das doenças da pele, das unhas, dos cabelos, além da cosmiatria, da cirurgia da pele e dos procedimentos estéticos invasivos (injetáveis, implantes, preenchimentos, peelings, toxina botulínica).

O cirurgião plástico realiza cirurgias plásticas estéticas e reparadoras, mas como é médico pode também realizar procedimentos médicos estéticos invasivos.

O esteticista é proibido de realizar procedimentos invasivos, tendo sua prática restrita à procedimentos superficiais: massagens, drenagem linfática, limpeza de pele, além do uso de aparelhos que prometem rejuvenescimentos, diminuição de flacidez, gorduras localizadas, etc.

Recentemente uma nova classe de médicos emerge: são médicos que se especializam em medicina estética e praticam exclusivamente esta atividade. Entretanto, a medicina estética não é reconhecida como especialidade pelo Conselho Federal de Medicina e não pode ser anunciada como tal.

Na minha prática, sempre esclareço ao paciente se deve procurar outra especialidade, se deve realizar um tratamento com uma esteticista, ou continuar comigo. Sempre consulte um dermatologista antes de dar um rumo nas suas expectativas em relação à estética.