22 de setembro de 2009

AS MENTIRAS QUE AS UNHAS CONTAM

Quem nunca reclamou de unhas com manchas , ondulações ou frágeis?

As unhas são compostas de queratina, ou seja, células mortas secas e entrelaçadas. A força das unhas está ligada à alimentação (dietas ricas em proteínas e minerais confere unhas mais fortes). As manchas brancas (“mentirinhas”) podem ou não significar doenças nas unhas ou sistêmicas.

Causas de manchas brancas: alergias, micoses, anemias, traumatismo ou simplesmente genética.

Causas de enfraquecimento das unhas: imersão por longos períodos em água e sabão; doenças da tireóide; anemias; quimioterapia; micoses; insuficiência renal e uso de esmaltes corrosivos (que tenham tolueno e formol).

Deixar as unhas sempre pintadas não faz mal algum! Nenhuma unha precisa “descansar do esmalte”. Muito menos esmaltes vermelhos ou escuros fortalecem as unhas.


Curiosidades:
- As unhas das mãos costumam crescer 3 milímetros por mês e as dos pés, 2mm.
- Na gravidez as unhas crescem mais rápido.

- As unhas se renovam completamente em 4 meses (mãos) e 8 meses (pés).

- Retirar as cutículas pode abrir uma porta para infecções (micoses e bactérias). O correto é empurrá-las, mas sem forçar muito, pois a força nesta região pode causar manchas brancas.

- Após o parto ou cirurgias as unhas podem interromper o crescimento.

CASPA

A caspa, ou dermatite seborréica, é uma afecção que consiste na inflamação do couro cabeludo e demais áreas pilosas e ricas em glândulas sebáceas (sobrancelhas, área da barba, orelha, axilas, intermamária e área genital) na qual a colonização por um fungo pode ser o fator desencadeador principal.

Outros fatores promovem o aparecimento da caspa, como o clima mais frio e/ou seco, desordens emocionais de ansiedade, uso freqüente de cremes para pentear e amaciar, bem como o hábito de lavar pouco os cabelos, comum entre pessoas que usam tinturas e realizam alisamentos.

Algumas medicações e doenças também podem predispor ao aparecimento da caspa, como as medicações psicotrópicas e pessoas acometidas de mal de Parkinson.

Os sintomas da dermatite, além da descamação característica, incluem prurido (de mínimo a muito intenso), sensação de ardor ou queimação, odor fétido e formigamento.

O tratamento consiste em aumentar a freqüência da lavagem dos cabelos, uso de xampus apropriados para controle da população de fungos (“bolores, mofo”), bem como xampus e loções que favoreçam a descamação do couro cabeludo doente.

Muitas vezes é necessário o uso de antifúngicos sistêmicos.

Paciência para Cuidar da Pele !

As pessoas estão cada vez com mais pressa e menos pacientes. Para piorar, a mídia anuncia tratamentos milagrosos, rápidos e “garantidos” para tratamento de doenças da pele, além de estrias, celulite, entre outros. A mídia e o capitalismo (nada contra o capitalismo!) faz de nós pessoas insatisfeitas e ansiosas. Nossa tendência é desistir dos tratamentos logo no início, trocando de medicamentos e de médicos até encontrar (infelizmente!) um profissional da área médica ou da estética que nos “prometa” resultados infalíveis. Mas não é bem assim que isto funciona e estas promessas podem ser meras técnicas de venda...

A pele demora, usualmente, dois meses e meio para renovar-se completamente. Nenhum tratamento de pele apresenta resultados em 48 horas ou mesmo 5-10 dias. É necessário ter paciência e persistência, insistindo na disciplina de aplicação dos ativos dermatológicos. E quanto mais velhos somos, mais lentamente as medicações de uso tópico iniciam seus efeitos.

Não vamos nos esquecer, e isto é dirigido aos adolescentes, que o acne é uma ocorrência praticamente unânime em quase 90% dos indivíduos na puberdade. O acne não pode ser encarado como doença (a não ser nos casos extremos e graves) e é preciso paciência e resignação muitas vezes, pois enquanto a “explosão hormonal” que nos torna adultos não declarar seu fim, o tratamento contra acne continua.

O Peeling do Verão - Cristal / Diamante

Indicações:

Estrias novas (vermelhas) e antigas (brancas)

Cicatrizes (amenização)

Acne (limpeza de pele por fricção e sucção)

Envelhecimento solar

Cicatrizes de acne e queimaduras

Linhas de expressão

Hipercromia

Auxilio na extração de cravos e espinhas

Cistos de Milium

Redução dos poros dilatados

Revitalização Epitelial

Quais cuidados deve-se ter?

Não se pode se expor ao sol 5 dias antes nem 2 semanas depois do tratamento. Neste período de recuperação, deve-se usar protetores solares.

Por que o peeling de cristal / diamante é caro?

Porque as ponteiras diamantadas são caras e de pouca durabilidade. Além disto, o processo de esterilização é também caro e demorado.

Crioterapia – Nitrogênio Líquido nas Doenças da Pele

O uso do gás nitrogênio na sua forma líquida é uma forma de cauterização especial, disponível para tratamento das manchas e doenças da pele.

Consiste em emitir um jato do gás, que congelará a região tratada, promovendo a descamação da área, removendo a lesão. Está indicado especialmente em pessoas que não podem se submeter ao tratamento com o bisturi elétrico e em áreas de difícil cicatrização, como o canto dos olhos e as orelhas. Mas qualquer área pode ser tratada com esta modalidade.

Principais Indicações:

Quelóides, Hiperplasia Sebácea (glândulas aumentadas na face, especialmente na testa), Manchas Solares, Verrugas Virais, Ceratoses Solares, Granuloma Anular, Estrias, Hemangiomas e Neurodermite.

No caso das sardas brancas, são necessárias 3 a 4 sessões de congelamento com intervalo de dois meses.

Manchas Faciais e Manchas Brancas (Corporais)

A exposição ao sol sem proteção nos deixa marcas, além de nos envelhecer precocemente. A pele “reage”, então, produzindo mais pigmento ou menos pigmento, ou ainda deixar de produzí-lo, gerando sardas escuras ou brancas, ou ainda manchas irregulares.

Além disto, contribuem para “manchar a pele” a menopausa, o uso de anticoncepcionais, os distúrbios glandulares (principalmente do fígado, suprarrenais e ovários), a gravidez, uso de perfumes, álcool, fumo e uso de certos medicamentos, como antialérgicos, antirreumáticos, diuréticos e psicotrópicos.

Para tratamento das manchas da pele dispõe-se de:

Cauterizações Químicas – para manchas escuras dos braços e rosto.

Crioterapia: terapia com nitrogênio líquido – para manchas brancas das pernas.

Peelings Químicos e Peeling de Cristal/Diamante – para o rosto, corpo e cólo.

A manutenção irá exigir o uso de filtros solares, cuidados com o sol e clareadores tópicos.

SUDORESE EXCESSIVA

Algumas pessoas vivem constrangidas por suarem demais nas palmas das mãos, axilas e às vezes até nos pés, mesmo no inverno. Um simples aperto de mão pode se tornar um momento de tensão e vergonha para essas pessoas.

A isto chama-se Hiper-hidrose, e 1% da população é acometida.

Existem 3 formas de se controlar ou tratar a hiper-hidrose:

Soluções à base de anti-perspirantes que podem ser manipuladas e usadas continuamente, a cada 8-12 horas, com bons resultados.

Toxina Botulínica – injeção a cada 8-12 meses de “Botox” interrompe o suor. Entretanto, o procedimento é muito caro e doloroso.

Cirurgia: A “Simpatectomia Torácica Endoscópica”, como é chamada a cirurgia que secciona os nervos que atuam sobre as glândulas de suor. A maioria dos planos de saúde cobre este procedimento, realizado por cirurgião torácico especializado, se outros tratamentos não forem eficazes.

Quando não se deseja a cirurgia, há medicações por via oral que podem reduzir bastante a sudorese, porém o uso deve ser contínuo e a sonolência é um efeito colateral bastante comum.

ESTRIAS !

Estrias são lesões definitivas, portanto não existe um tratamento que faça a pele voltar ao que era antes. Os tratamentos visam melhorar a aparência, estimulando a produção de colágeno.

Peeling de Cristal / Diamante: também estimulam o colágeno, mas de forma mais rápida e intensa. Também deve-se evitar a exposição solar.

Ácidos: o ácido retinóico estimula a formação de colágeno, melhorando o aspecto. Neste tratamento é proibido a exposição ao sol e a pele fica bastante vermelha e sensível.

Subcisão (subcision): É uma pequena cirurgia, sendo que uma agulha grossa é introduzida na estria, sob anestesia, levando a um trauma que provocará deposição de colágeno no local. Provoca manchas roxas e a exposição ao sol não é aconselhada.

Mesoterapia: Injeções ao logo das estrias, usando medicamentos que provocam a produção de colágeno.

Laser: usado apenas nas estrias novas (vermelhas), provocando alteração da circulação local e formação de colágeno. Nas estrias antigas (brancas), pode haver redução da espessura.

Dois ou mais métodos podem ser associados, obtendo-se resultados ainda melhores.

Nunca se esqueça de que, para evitarmos estrias, a pele deve ser muito bem hidratada após o banho e ao deitar, para se evitar estrias, além de se evitar variações de peso (efeito sanfona), beber pouca água e exercícios muito intensos.

PEELING DE CRISTAL / DIAMANTE

Nesta microdermabrasão fricciona-se a pele com aspiração e compressão, sendo o peeling superficial mais popular atualmente. O peeling de cristal/diamente é realizado rapidamente sem grandes rituais com preparos ou medicações posteriores. É por isto que, nos Estados Unidos, é chamado de "lunch peel" (peeling da hora do almoço), pois as pessoas vão almoçar, fazem um peeling e retornam ao trabalho na parte da tarde. É simples, indolor e a recuperação rápida, sem atrapalhar a vida profissional ou a social. Além disto, não há necessidade de se interromper nenhum procedimento cosmético ou estético para realizá-lo. Mas nunca se esqueça de que não se pode ir ao sol por 14 dias a contar da data do peeling!

As indicações são: tratamento de cicatrizes de acne e fotoenvelhecimento (são as mais comuns e com melhores resultados), rugas finas, manchas, estrias e cicatrizes.

A pele é esticada tecnicamente e encosta-se a ponteira do aparelho, iniciando-se deslizamentos com pressão, promovendo o lixamento.

A profundidade é medida pelo médico. Após o peeling ocorre vermelhidão que dura de algumas horas a 3 dias, devendo-se usar medicações apropriadas e protetores solares específicos.

As sessões são realizadas semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, de acordo com cada caso (a avaliação médica é muito importante e não deve ser substituída por avaliações - na verdade, palpites - de esteticistas, cabeleireiros ou curiosos).

O investimento é de 150 reais por peeling. Quando for agendar seu procedimento, não se esqueça de solicitar na recepção “peeling de cristal/diamante”.

Estética e Insatisfação

Lacan disse que a estrutura do desejo humano se caracteriza pela falta do objeto do desejo. Ou seja, não há nada que possa satisfazer completamente um desejo. Além disto, sempre geramos uma expectativa sobre o que desejamos (o sonho). O resultado é que, entre o desejo e sua realização, há sempre uma certa decepção. Há sempre um resto que permanece insatisfeito.

Façamos então o comparativo do que disse Lacan com nossas expectativas em relação à Medicina Estética. Por mais maravilhas que a estética proponha, com seus cremes e aparelhos, alguns vilões estão sempre de prontidão.

O primeiro vilão é nosso estilo de vida: fumamos, bebemos, engordamos e emagrecemos, e somos tão preguiçosos! Nosso segundo vilão é a genética, implacável, e temos que aceitar com certa resignação o modo como envelhecemos. O terceiro vilão é nossa permanente insatisfação. Se, por um lado, a natureza nos fez falantes e superiores em inteligência, por outro esta mesma qualidade nos trai, pois é dela que criamos nossos próprios monstros: as frustrações.

Por mais que a ciência prognostique resultados fantásticos em procedimentos estéticos, temos que ter o bom senso de esperar deles melhorias, reversões, ganhos limitados por nosso próprio modo de ser e de agir.

Portanto, nunca se esqueça de que a Medicina Estética é muito válida, quando praticada honestamente (por profissionais que não se aproveitam da frustração do cliente para vender seus tratamentos). A franqueza e o bom senso entre o médico e o paciente trarão certamente um excelente relacionamento que culminarão com excelentes resultados.

REJUVENESCIMENTO DAS MÃOS

Nossas mãos sofrem ao longo de toda a vida ação de diversas agressões, mas principalmente dos raios ultravioleta, do fumo e do contato com diversas substâncias.

A “quantidade de sol” a que nos expomos até os 25 anos de idade é determinante para o processo de envelhecimento das mãos, que passam a apresentar manchas marrons, flacidez, fragilidade excessiva da pele.

O método mais simples (e ao meu ver também um dos mais eficazes e baratos) para rejuvenescer a pele das mãos é uma seqüência de cauterizações mais profundas das manchas escuras, seguido de peelings quinzenais ou a cada 3 semanas (“cada caso é um caso...”), renovando rapidamente a pele nas camadas médias (onde o pigmento é gerado) e estimulando a produção de colágeno com o uso de derivados da vitamina A (que também é utilizado no preparo e manutenção do tratamento). Usualmente uma seqüência de 6 a 8 peelings já dá excelente resultado.

“Peeling” é um método de descamação da pele, utilizando-se ácidos, pastas ou mesmo aparelhos, como o peeling de cristal e o de diamante.

O Limite da Estética

Vivemos um tempo no qual uma obsessão pela perfeição e beleza nos torna pessoas neuróticas e infelizes. Enquanto penteamos o cabelo no espelho, procuramos doentiamente defeitos na pele e nas formas de nossos narizes, maçãs do rosto, queixo. Acabamos nos tornando envergonhados, isolados, ansiosos e deprimidos. Pior: revistas populares, mas de péssima qualidade, “sugerem” muitos tratamentos milagrosos e garantidos (isto é uma piada!) exibindo fotos retocadas de pessoas cheias de maquiagem.

Envelhecer e enrugar é normal! Não conheço ninguém que goste de envelhecer ou que se orgulhe de ter manchas no rosto, queixo duplo ou bigode chinês. Concordo que procurar melhorar a aparência é digno, válido e significa sim, muita auto-estima. Mas temos que ter bom-senso, senão acabamos todos com cara de boneca, deformados por tantos preenchimentos, peelings que podem deixar cicatrizes, lábios que mais parecem bico de pato. Isso, sim, é horroroso.

Existe limite para todos os tratamentos e temos que ter em mente que garantia de perfeição é humanamente impossível, embora muitos médicos sem escrúpulos “prometam” a seus pacientes resultados milagrosos. Temos que esperar redução das manchas, atenuação de rugas, uma melhor hidratação e, por que não, aumento de volume ‘responsável’ das perdas que apresentamos com o envelhecimento. Mas nunca devemos esperar e, muito menos, exigir retorno aos padrões jovens de textura, coloração e volume do nosso rosto, senão seremos um exército de deformados infelizes à mercê de todo tipo de charlatães.

Há muitos tratamentos eficazes, sem grandes sacrifícios e, primordialmente, não-invasivos para que tenhamos uma reversão respeitável do envelhecimento da pele.

O RISCO DE CÂNCER DE PELE: QUEM TEM?

O câncer de pele pode ser diagnosticado apenas no consultório do dermatologista, na avaliação clínica ou pelo uso de recursos diagnósticos: dermatoscopia ou biópsia com exame histopatológico. Um leigo pode desconfiar de desenvolvimento de câncer de pele se algum sinal passou a apresentar sangramento, aumento súbito de tamanho, mudança súbita de cor e bordas irregulares. Mesmo assim, o exame pelo especialista é imprescindível, pois na dermatologia muitas doenças são semelhantes.

Algumas pessoas possuem maior risco para o desenvolvimento de câncer de pele:

Pessoas que se expuseram muito ao sol sem proteção, ou usaram bronzeadores, óleo mineral ou óleo combustível, urucum, até os 25 anos de idade;

Pessoas muito brancas e que nunca bronzeiam (apenas ficam vermelhas);

Pessoas que desenvolvem sardas na parte superior do tronco;

Pessoas que tenham olhos verdes ou azuis (mesmo que tenham a pele morena);

Pessoas que usaram medicações à base de arsênico;

Pessoas que têm história familiar de câncer de pele;

Pessoas em tratamento para câncer interno ou usando medicamentos imunossupressores;

Trabalhadores de minas de carvão ou derivados de petróleo;

Pessoas com imunodeficiência (transplantados, diabéticos, sidéticos);

Pessoas que, mesmo sendo morenas, deixam-se queimar gravemente de vez em quando (queimaduras de segundo ou terceiro graus, descamando a pele) e passam longos períodos sem se expôr ao sol.

Consulte recomendações quanto à proteção solar.

Estética? Esteticista? Cosmiatra? etc...

Tenho percebido na minha prática diária que há uma confusão das pessoas em diferenciar o que seja trabalho do médico dermatologista, do médico cirurgião plástico e o trabalho das esteticistas. Pois bem, desfaçamos as confusões:

O médico dermatologista é aquele que cuida das doenças da pele, das unhas, dos cabelos, além da cosmiatria, da cirurgia da pele e dos procedimentos estéticos invasivos (injetáveis, implantes, preenchimentos, peelings, toxina botulínica).

O cirurgião plástico realiza cirurgias plásticas estéticas e reparadoras, mas como é médico pode também realizar procedimentos médicos estéticos invasivos.

O esteticista é proibido de realizar procedimentos invasivos, tendo sua prática restrita à procedimentos superficiais: massagens, drenagem linfática, limpeza de pele, além do uso de aparelhos que prometem rejuvenescimentos, diminuição de flacidez, gorduras localizadas, etc.

Recentemente uma nova classe de médicos emerge: são médicos que se especializam em medicina estética e praticam exclusivamente esta atividade. Entretanto, a medicina estética não é reconhecida como especialidade pelo Conselho Federal de Medicina e não pode ser anunciada como tal.

Na minha prática, sempre esclareço ao paciente se deve procurar outra especialidade, se deve realizar um tratamento com uma esteticista, ou continuar comigo. Sempre consulte um dermatologista antes de dar um rumo nas suas expectativas em relação à estética.

Estética e Insatisfação

Lacan disse que a estrutura do desejo humano se caracteriza pela falta do objeto do desejo. Ou seja, não há nada que possa satisfazer completamente um desejo. Além disto, sempre geramos uma expectativa sobre o que desejamos (o sonho). O resultado é que, entre o desejo e sua realização, há sempre uma certa decepção. Há sempre um resto que permanece insatisfeito.

Façamos então o comparativo do que disse Lacan com nossas expectativas em relação à Medicina Estética. Por mais maravilhas que a estética proponha, com seus cremes e aparelhos, alguns vilões estão sempre de prontidão.

O primeiro vilão é nosso estilo de vida: fumamos, bebemos, engordamos e emagrecemos, e somos tão preguiçosos! Nosso segundo vilão é a genética, implacável, e temos que aceitar com certa resignação o modo como envelhecemos. O terceiro vilão é nossa permanente insatisfação. Se, por um lado, a natureza nos fez falantes e superiores em inteligência, por outro esta mesma qualidade nos trai, pois é dela que criamos nossos próprios monstros: as frustrações.

Por mais que a ciência prognostique resultados fantásticos em procedimentos estéticos, temos que ter o bom senso de esperar deles melhorias, reversões, ganhos limitados por nosso próprio modo de ser e de agir.

Portanto, nunca se esqueça de que a Medicina Estética é muito válida, quando praticada honestamente (por profissionais que não se aproveitam da frustração do cliente para vender seus tratamentos). A franqueza e o bom senso entre o médico e o paciente trarão certamente um excelente relacionamento que culminarão com excelentes resultados.

Queda de Cabelo

A causa da calvície genética é conhecida. Algumas pessoas – homens e mulheres – são mais suscetíveis à ação do hormônio DHT, que ocasiona afinamento e queda dos cabelos.

Há mais de quinze anos diversos produtos são utilizados para deter a queda hereditária dos cabelos: minoxidil (59% de melhora), bloqueadores do hormônio DHT (finasterida, Fabao 10D, Serenoa repens, com até 89% de melhora), além de estimulantes da irrigação sangüínea do couro cabeludo e de nutrientes como a biotina e a cistina.

É mito achar que os cabelos caem por serem lavados com frequência. Por outro lado, tratamentos químicos podem ocasionar queda, o que é chamado de “indução rápida de telógeno”: tinturas, relaxamento, escova progressiva ou apenas escovar demais. Na entrada do outono também temos uma maior queda dos cabelos.

A suscetibilidade à calvície é herdada de ambos os pais, sendo que nos homens a herança vem mais do lado materno. Não ter ascendentes calvos não significa que não haverá calvície.

A calvície genética feminina acomete até 80% das mulheres. O processo é apenas distinto do dos homens, na maioria dos casos, e mais lento. E não se pode esquecer que, independente de se herdar os genes da calvície, todos perdemos cabelo com o envelhecimento e morremos com cerca de 30-40% dos cabelos que tínhamos aos 20 anos.

Para que se estabeleça a causa exata de queda de cabelo, é necessário dosagem de proteínas e ferro, de hormônios, ultrassonografia dos ovários e, em último caso, realização do tricograma – exame que analisa em microscópio a proporção de cabelos nas três fases conhecidas: anágena, telógena e catágena. Para a realização deste exame, são arrancados cerca de 100 fios que serão conservados em formol e submetidos à análise dermatoscópica e de microscopia óptica.

Procure em primeiro lugar o dermatologista para avaliar sua queda de cabelos. Não dê ouvidos à opiniões leigas, comunidades de internet ou palpites de profissionais não-médicos.

HIDRATAÇÃO DA PELE

Todos queremos ter uma aparência saudável. Para tanto, não basta termos hábitos de vida saudáveis, alimentação balanceada e proteção solar. À medida em que o tempo passa e vamos ficando mais velhos, a pele passa a suar menos e produzir mais substâncias graxas: o sebo. A renovação celular também fica mais lenta, pois nosso metabolismo vai, aos poucos, tornando-se “preguiçoso”. Perdemos também elasticidade à medida em que produzimos menos colágeno. É neste ponto em que se encaixa a modalidade de tratamento mais simples: a hidratação.

Diante da prateleira da drogaria, qualquer um se confunde em tentar escolher o melhor hidratante para sua pele. Emulsões, cremes, óleos, espumas, são tantos! A industria de cosméticos utiliza-se dos mais variados apelos para que nós gastemos nosso dinheiro sem ter a certeza de que o produto adquirido terá o efeito desejado: açaí, jojoba, cedramidas, aloe vera, por aí vai…

De fora para dentro, a melhor hidratação é aquela que repõe o que nossa pele perde ou deixa de produzir ao longo do tempo, e também a que impede que nossa pele perca (por isto a importância de aplicar após o banho). É também aquela que provoca em nossa pele uma renovação mais rápida das células.

Obviamente há produtos prontos no mercado que atendem estas expectativas, mas pode-se também formular produtos “personalizados”, após análise individual de cada tipo de pele.

Entre as substâncias mais úteis, temos as ceramidas, os ácidos graxos, a uréia, o lactato de amônio, os emolientes e os óleos vegetais.

Daí em diante, basta tornar a hidratação uma rotina diária!

HERPES

O herpes é uma infecção por vírus que se manifesta por pequenas bolhas agrupadas, dolorosas e pruriginosas, nos lábios, na área genital, podendo também ocorrer em qualquer outra parte do corpo. A infecção tem a característica de vir em surtos, periodicamente, normalmente apresentando duas recorrências por ano, comumente após exposição solar, doença infecciosa ou estresse.

A todo momento surge alguma promessa de cura para o herpes. Vacinas, medicações milagrosas, extratos vegetais, simpatias, rezas, tudo é tentado para livrar-se da doença. E não é para menos, pois é desagradável apresentar-se com bolhas nos lábios, causando discriminação social nas outras pessoas.

O que se sabe até agora é: VACINA: ainda em fase de testes e de eficácia variável de uma pessoa para a outra, tem sido usada cada vez com mais freqüência, mas ainda em unidades especializadas (hospitais universitários, unidades de pesquisa). ANTIBIOTICOS: medicações que combatem o vírus devem ser usadas na primeira infecção, ou em situações especiais (pessoas com problemas de imunidade ou com infecções muito exuberantes). Nunca devem ser usadas indiscriminadamente, pois o vírus aprende a tornar-se resistente. AMINOÁCIDOS: sabe-se que o vírus gosta de se alimentar de arginina, e que a LISINA é parecida com ela, mas causa a morte do vírus. MODULADORES IMUNOLÓGICOS: utilizados na forma de géis e soluções incolores, têm sua eficácia ainda incerta.

De qualquer forma, deve-se procurar o dermatologista quando as infecções são muito exuberantes ou ocorrem mais de duas vezes por ano. E continuamente, protetores solares labiais e hábitos saudáveis de vida sempre ajudam a manter o vírus “quieto” por bastante tempo.

PREENCHIMENTOS

O preenchimento de rugas e cicatrizes é um instrumento que suaviza a aparência envelhecida, podendo evitar ou retardar por muitos anos a cirurgia plástica. O procedimento é simples e rápido, utilizando-se substâncias como o ácido hialurônico, o metacrilato (bioplastia) ou o ácido poli-lático.

A diferença está na durabilidade e no preço. O ácido hialurônico dura de 6 a 18 meses, tendo a vantagem de ser reabsorvível. O metacrilato, corretor permanente, pode durar cinco anos ou mais, sendo o material mais barato. O mais caro é o ácido poli-lático, além de necessitar de várias sessões quinzenais.

Correção de bigode chinês, de rugas ao redor dos olhos e dos lábios, além de aumento do queixo e das maçãs do rosto têm resultados surpreendentes, melhorando bastante a auto-estima de quem procura tais procedimentos.

Como adjuvantes para a atenuação de rugas e manchas, utiliza-se os peelings, tanto nas mãos quando no rosto, com resultados estéticos bastante duradouros.

Já para os “pés de galinha”, o melhor corretor ainda é o Botox.

Bioplastia: faz mal?

O preenchimento de rugas e cicatrizes é um instrumento que suaviza a aparência envelhecida, podendo evitar ou retardar por muitos anos a cirurgia plástica. O procedimento é simples e rápido, utilizando-se substâncias como o ácido hialurônico, o metacrilato - PMMA (bioplastia) ou o ácido poli-lático.

A diferença está na durabilidade e no preço. O ácido hialurônico, o mais caro, dura seis meses, tendo a vantagem de ser reabsorvível. O metacrilato, corretor permanente, pode durar cinco anos ou mais, sendo o material mais barato.

Correção de bigode chinês, de rugas ao redor dos olhos e dos lábios, além de aumento do queixo e das maçãs do rosto têm resultados surpreendentes, melhorando bastante a auto-estima de quem procura tais proceidimentos.

Recentemente dúvidas sobre a segurança do PMMA tornaram seu uso provisória ou definitivamente inseguro, ainda não sabemos. Portanto, para este momento, recomenda-se usar o acido hialuronico ou o ácido poli-lático.

É POSSIVEL CUIDAR DA PELE NO VERÃO?

Quando os primeiros derivados ácidos da vitamina A surgiram (os retinóides), tratar da pele virou uma febre, porém com um inconveniente: possível apenas nos meses mais frios, substâncias de uso noturno e, durante o dia, aplicando espessos filtros solares. Restou então a idéia que a pele só poderia ser tratada nos meses de inverno. Hoje isto mudou: há muitos filtros solares com toque seco que praticamente não deixam resíduos e nem a pele brilhosa. Os retinóides evoluíram, com excelente cosmética e conforto no uso, e alguns podem ser usados com segurança no verão, tanto noturna quanto diurnamente, aumentando a velocidade de renovação celular e estimulando a produção e a organização do colágeno da derme. Além disto, recentes descobertas permitem firmeza da pele, com o uso dos derivados protéicos do trigo, e até relaxamento dos músculos subcutâneos, com efeito semelhante ao da toxina botulínica: os peptídeos dermo-relaxantes. Clarear a pele ficou mais simples, e praticamente sem colaterais (irritação). Até hidratar a pele no verão ficou fácil e confortável, com recentes lançamentos de hidratantes em gel. E, para completar, uma esfoliação leve, semanal, do rosto e das mãos, mantém a pele com aspecto saudável e jovial.

CLAREAMENTO DE MANCHAS

Manchas escuras na pele podem ser causadas por diversos fatores: exposição excessiva à luz solar, contato com produtos químicos ou frutas que “queimam” a pele, desequilíbrios hormonais, entre outros.

Atualmente a cosmiatria dispõe de um arsenal de substâncias clareadoras, ou seja, dificilmente um tratamento clareador não tem sucesso.

Entretanto, o mais importante em um tratamento clareador de manchas é a disciplina do paciente. Usar a medicação todos os dias, nunca se esquecer de aplicar o protetor solar, e jamais se expor ao sol mesmo usando protetores e chapéus.

Não se pode esquecer que, mesmo após o clareamento ser atingido, um tratamento de manutenção é necessário, mantendo o uso diário do protetor solar e evitando a exposição solar.

Quando o tratamento, apesar de todos os esforços e uso de todas as substâncias disponíveis, não tiver resultado, maquiagens com pigmentos camufladores disfarçam bastante o aspecto manchado da pele.

COSMIATRIA

No mundo de hoje, especialmente em cidades narcísicas como o Rio de Janeiro, a cobrança por uma boa aparência faz-se presente o tempo todo, imposta pelas revistas e novelas de TV. Todos queremos ter uma aparência jovem por mais tempo possível. É preciso ter bom senso e não se deixar levar pelas expectativas irreais de juventude eterna, perfeição e beleza, o que nos faz neuróticos e com problemas de auto-estima.

Para melhorar nossa aparência há hoje um arsenal de cosméticos e de procedimentos sem nenhum risco que conferem ao rosto, às mãos, ao corpo, aparência mais jovem e mais descansada. Para isto temos firmadores, hidratantes, renovadores celulares, neurocosméticos e muitas descobertas recentes no campo fitoterápico, todos com boa eficácia e resultado em curto prazo.

Portanto, antes de desejar cirurgias plásticas precoces, toxina botulínica, preenchimentos de rugas com substâncias arriscadas que possam gerar problemas futuros, vamos pensar em cosmiatria. como atenuar rugas, suavizar expressões, melhorar a textura e firmeza da pele, com as recentes descobertas neste ramo, usando cremes, géis, loções e protetores solares com propriedades terapêuticas bastante eficazes.

Furúnculo é “problema no sangue” ?

Não, não é problema no sangue um furúnculo. Esta crença existe pela coincidência muitas vezes de doenças que facilitam a entrada de infecções, como o diabetes, por exemplo. Existe também a crença de que uma furunculose se cura depois do aparecimento do sétimo furúnculo. Esta fantasia se baseia num processo simples e até engraçado: normalmente, depois de alguns furúnculos, nosso organismo começa a “aprender” a se defender da bactéria invasora, conseguindo debelar a infecção.

O furúnculo é causado por uma bactéria encontrada praticamente em todo o mundo e em todas as pessoas. E pode ser adquirida virtualmente em qualquer lugar ou manuseando qualquer coisa! Uma vez que esta bactéria se torna mais resistente, vencendo nosso sistema imunológico, causa um – ou muitos – furúnculos e, às vezes, grandes abscessos.

É altamente contagioso. É muito comum ter que tratar também os contatos íntimos das pessoas acometidas de furúnculos.

Uma importante forma de se evitar o contágio é lavar as mãos frequentemente, especialmente depois de andar de transporte público, manusear dinheiro e cumprimentar pessoas.

Deve-se tratar dos furúnculos com antibióticos sempre prescritos por um médico. Nunca aceite sugestões de amigos, vizinhos, nem acredite em “simpatias” para curar doenças infecciosas.

O assunto é ENVELHECER

Tornar-se velho. Por definição nos livros que tratam do assunto, é a "redução da capacidade de sobreviver, perda da adaptação ao meio-ambiente, por acúmulo de alterações cromossômicas e síntese errada de proteínas.". Em parte é isto mesmo. Por mais avanços médico-tecnológicos e melhorias das condições de vida, o processo de envelhecimento ainda é um enigma, sendo excepcional a existência de pessoas centenárias.

Mulheres vivem, em média, 6 anos a mais que os homens, provavelmente devido à proteção estrogênica no desenvolvimento da aterosclerose e ao fato dos homens terem estilos de vida de maior risco para a saúde.

E os radicais livres? Apesar de não haver evidência concreta de que existam, eles surgiriam naturalmente no organismo, "atacando" enzimas, hormônios, o código genético e o colágeno.

Com a crescente deficiência imunológica - o velho fica mais propenso à doenças infecciosas. O colágeno, proteína que constitui boa parte do organismo, torna-se mais rígido e impermeável, dificultando a passagem de nutrientes entre as células e os vasos, fazendo com que as células funcionem precariamente.

A exposição à radiação solar causa aumento de aberrações no cromossomo.

Curiosamente as pessoas que vivem na altitude, assim como as que vivem em lugares muito quentes, vivem menos tempo. Poluição, tensão emocional, super-alimentação ou alimentação hipercalórica também diminuem o tempo de vida, além de causarem menor produção de neurotransmissores (GABA, dopamina), aceleração dos processos metabólicos e maior produção de radicais livres.

O envelhecimento, apesar dessas inúmeras teorias, permanece um tanto misterioso, mas já sabemos que pode ser influenciado por diversos fatores. Portanto, atenção ao estilo de vida!

O Cálcio, a Pele e o Sol

Não há situação mais comum: uma pessoa com mais de cinqüenta anos vai a um geriatra ou ortopedista que recomenda exposição solar para que se “fixe o cálcio nos ossos”. Em seguida, vai a um dermatologista que diz: “não se exponha ao sol, pois corre o risco de ter câncer de pele!”. A pessoa fica então dividida, confusa, sem saber se pode até mesmo confiar nos médicos.

Então vamos lá: o cálcio é um mineral que está em constante “passeio” pelo corpo, no sangue, na pele, e entrando e saindo dos ossos. Para que este passeio do cálcio se dê de forma adequada, é necessário que, na pele, sob influência dos raios solares, a vitamina D sofra uma pequena alteração, já que o cálcio e a vitamina funcionam em parceria.

Mito 1: deve-se ficar no sol vinte minutos por dia para que os ossos tenham quantidade adequada de cálcio. Falso.

Mito 2: o protetor solar impede que a vitamina D sofra as alterações necessárias na pele. Falso.

Já está comprovado que as mínimas doses de raios solares diárias são suficientes para que o cálcio e a vitamina D trabalhem “no esquema”. E o protetor solar não impede que estas reações ocorram adequadamente.

Portanto, viva normalmente. Proteja-se do sol com protetores solares, ingira dois copos de leite desnatado por dia, pratique musculação (aumenta a quantidade de cálcio no osso) e caminhe, caminhe muito por aí.

BOTOX

Botox, Dysport e Prosigne são nomes comerciais da toxina botulínica, para a correção das rugas dinâmicas, com ótimos resultados. As rugas dinâmicas, ou rugas de expressão, são aquelas provocadas pela contração muscular da mímica facial, que leva, ao longo do tempo, à formação de vincos na pele.

A toxina botulínica atua impedindo a contração dos músculos faciais que dão origem às rugas. Com a interrupção da contração, ocorre o relaxamento muscular e as rugas se atenuam. Os principais locais da face onde pode ser utilizado são a região frontal (testa), a glabela (entre os supercílios) e região peri-orbitária ("pés de galinha"). A substância é injetada em pontos específicos dos músculos responsáveis pela mímica facial que estão causando as rugas.

Os resultados aparecem em cerca de 48 horas e o procedimento deve ser repetido a cada 4 meses para a sua manutenção. Este tempo pode variar de acordo com cada pessoa. O procedimento pode ser repetido diversas vezes e, com a continuidade do tratamento, a duração do efeito tende a aumentar.

A técnica é simples, rápida e aplicada no próprio consultório. Por ser injetado com uma agulha muito fina, a maioria das pessoas relata que é perfeitamente suportável a sensação da picada. Pessoas mais sensíveis podem utilizar um creme anestésico, colocado 60 minutos antes do procedimento, para atenuar o incômodo.

Os efeitos colaterais são raros, mas pode ocorrer dor de cabeça leve e transitória logo após a aplicação e também a formação de pequena equimose ("mancha roxa") no local de uma ou outra picada da agulha. A ptose palpebral (abaixamento da pálpebra superior) pode ocorrer em 1% dos casos, sendo reversível em cerca de 2 semanas. Para evitar riscos de ptose palpebral, quem se submete à técnica não deve se deitar ou manipular os locais da aplicação durante 4 horas após o procedimento.